domingo, 22 de junho de 2008

Dona Baratinha e PAIF




O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) é o principal programa de Proteção Social Básica, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em 19 de maio de 2004, tornou-se “ação continuada da Assistência Social”, passando a integrar a rede de serviços de ação continuada da Assistência Social financiada pelo Governo Federal (Decreto 5.085/2004). Desenvolve ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social na unidade do CRAS. Os Centros de Referência de Assistência Social são espaços físicos públicos onde são necessariamente ofertados os serviços do PAIF, e podem oferecer outros serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica relativos às seguranças de rendimento, autonomia, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária.

As diretrizes metodológicas do PAIF são: articular o conhecimento da realidade das famílias com o planejamento do trabalho; potencializar a rede de serviços e o acesso aos direitos; valorizar as famílias em sua diversidade, valores, cultura, com sua história, trajetórias, problemas, demandas e potencialidades; potencializar a função de proteção e de socialização da família e da comunidade; adotar metodologias participativas e dialógicas de trabalho com as famílias; implementar serviços socioassistenciais em caso de trabalho com famílias indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais. (http://www.mds.gov.br/programas/rede-suas/protecao-social-basica/paif)
Assim vem sendo feito o extraordinário trabalho do orientador teatral Jô Corrêa no PAIF de nossa cidade. Com uma turminha da pesada ele instrui crianças como a pequena Sheila, adolescentes e adultos como a Dona Lúcia, que mesmo com suas limitações vem participando da Oficina Teatral com muito vigor e alegria.
Esta semana eles já estavam a todo vapor ensaiando o clássico infantil “O Casamento da Dona Baratinha”. Não posso deixar de comentar que o PAIF ainda tem oficinas de corte e costura, salgadinhos, bordado e canto. Devo ainda lembrar que as famílias devem se cadastrar na Assistência Social, todos os cursos são gratuitos e começou com apenas 50 famílias e hoje o PAIF atende a mais de 300.
Obrigada a todos os excelentes orientadores e voluntários que lutam por um município cada vez melhor.

Nenhum comentário: